Também este ano não nos afastámos muito.
1º Dia - Algueirão/Torquemada - 720.3 Kms
De Cabeçadas fomos direitos a Vilar Formoso, onde passámos a fronteira para Espanha. Passámos por Salamanca e fomos ficar em Torquemada, no Camping Puente Romano, onde já havíamos ficado há dois anos.
2º Dia - Torquemada/Saint-Geours de Marennes - 426.3 Kms
3º Dia - Saint-Geours de Marennes/Blois - 582.1 Kms
4º Dia - Blois/Paris - 210.2 Kms
5º, 6º e 7º Dias - Paris ( Eurodisney ) - 287.9 Kms
Nestes três dias fomos para a Eurodisney e ficávamos lá sempre até ao final.
A Eurodisney é o parque temático mais visitado da Europa. Está dividido em quatro áreas distintas; a Discoveryland, a Fantasyland, a Adventureland e a Frontierland, com uma rua central, a Main Street U.S.A. que começa na entrada e termina na Central Plaza.
_Discoveryland lança-nos através de galáxias desconhecidas e explora a aventura e a imaginação.
_ Fantasyland leva-nos ao país da Bela-adormecida e aos contos de fadas e introduz-nos no encanto da companhia de Peter Pan, Pinóquio, Branca de Neve, Alice e outras personagens.
_Adventureland faz-nos visitar a Cabana de Robinson, montada no cimo de uma árvore, a Ilha da Aventura que contém grutas secretas, túneis, quedas de água e uma Ponte Suspensa no Mar das Caraíbas.
_ Frontierland transporta-nos ao mundo do Far-West, com os seus riscos e perigos, os espectáculos de Can-Can no Lucky Nugget Saloon, a viagem turbulenta de comboio numa mina abandonada ou a descida tranquila do Mississipe a bordo de um barco.
_Na Main Street U.S.A., que é uma rua duma pequena cidade americana do princípio do século, encontram-se restaurantes, saloons, lojas de recordações e nela circulam as célebres personagens da Disney, as carruagens puxadas por cavalos, fanfarras, etc.. Quando o sol se põe, esta rua transforma-se numa mágica feira de luz, com as iluminações do espectáculo " Mais luz, mais magia ", que é o desfile eléctrico de Main Street, um desfile único no mundo, com carros alegóricos flutuantes.
No primeiro dia ainda choveu durante a noite, mas depois passou, tendo começado a temperatura a subir, para no último dia estar um calor mesmo forte.
8º Dia - Paris/Tours - 286 Kms
Saímos do camping e de Paris seguindo direito a Orleães. Daqui seguimos para Blois e depois para Chenonceau, onde fomos visitar o seu castelo, que é uma jóia da renascença francesa e que foi construído em 1513. Este castelo tem a originalidade de estar construído no rio Cher, o qual atravessa de uma margem à outra. Tem também ao redor lindíssimos jardins.
Depois da visita seguimos viagem até Tours, tendo ficado no Camping Municipal Rives du Cher.
9º Dia - Tours/Barsac - 390.1 Kms
Saímos de Tours e fomos pela estrada nacional direitos a Bordéus, onde tomámos a direcção de Toulouse, tendo ficado alguns quilómetros mais à frente de Bordéus, numa localidade chamada Barsac, no Camping Les Vignes.
10º Dia - Barsac/Andorra - 429.2 Kms
Saímos do camping e estava a cair uma chuva miúdinha. Continuámos na direcção de Toulouse. Nesta cidade virámos para Andorra, tendo entretando parado de chover.
Quando chegámos a Andorra La Vella, a capital de Andorra, havia muito trânsito o que nos fazia andar a passo de caracol. Andámos mais de uma hora nesta lentidão à procura do camping, pois queríamos ficar num onde já havíamos ficado anos atrás. Como não o encontrámos, resolvemos ir ficar no Camping Valira, onde nos informaram que o outro já não existia.
11º Dia - Andorra La Vella - 32.3 Kms
Hoje passámos o dia em Andorra La Vella, tendo saído do camping e ido até ao centro da cidade, onde parámos o carro e andámos a pé a ver várias lojas e armazéns.
Almoçámos por lá e depois de termos feito algumas compras, regressámos ao camping.
12º Dia - Andorra/Salou - 230.9 Kms
Deixámos Andorra e depois de atravessar a fronteira para Espanha apanhámos alguma chuva, que mais à frente acabou por parar.
Seguimos para Tarragona e nesta cidade continuámos para Salou, que fica cerca de 90 Kms mais à frente. Quando chegámos a Salou, dirigimo-nos para o Camping Sanguli, que achámos esplêndido. Depois da respectiva inscrição na recepção do mesmo, foi um rapaz de bicicleta levar-nos ao local onde iríamos acampar. Era um alvéolo bastante grande, como aliás todos os outros, só pecando por ter poucas sombras, também devido a ser uma zona nova do camping e ter as árvores ainda pequenas. Este camping ficava mesmo em frente à praia, tendo apenas de se atravessar uma rua. Era muito limpo e nas casas de banho havia sempre senhoras de limpeza durante todo o dia e até de noite. Tinha três zonas de piscinas, cada uma delas com duas piscinas de diferentes tamanhos. Junto à zona de piscina da parte nova, que era onde estávamos, havia também um anfiteatro onde se realizavam todas as noites diferentes espectáculos, desde danças e folclore a peças de teatro e concursos. Este anfiteatro era formado por um círculo, onde num dos topos havia um palco e ao centro havia uma pista ou arena. Em toda a volta havia vários degraus que serviam de bancos, tendo à frente mesas em pedra para consumo de bebidas e por onde circulavam os empregados para nos servirem.
13º ao 23º Dia - Salou e arredores - 567.3 Kms
Durante estes dias íamos de manhã para a praia e vínhamos almoçar ao camping. De tarde íamos para a piscina ou ficávamos a descansar. À noite, como havia sempre espectáculos no anfiteatro, íamos até lá assistir.
No dia 15, dia do nosso 21º aniversário de casamento, acordámos com trovoada e a chover mas por volta das 9 horas, parou para não mais voltar. Fomos então passear até à Peníscola e andámos a ver outros campings, que nesta zona são quase todos maravilhosos.
Voltámos para o nosso à tarde e a C. e o N. ainda foram para a piscina. À noite fomos jantar fora.
No dia 22 o sol esteve encoberto e só aparecia por escassos momentos, mas estava bastante calor. De manhã a C. e o N. foram para a piscina e nós fomos para a praia. De tarde também estivemos na piscina, mas começaram a cair umas pingas e viemo-nos embora.
No dia 23 o dia esteve como na véspera e parecia querer chover. Como era o nosso último dia em Salou, resolvemos ir dar um passeio e fomos até Montserrat, que fica a 35 Km de Barcelona, no cimo de uma montanha rochosa e onde existe um Mosteiro Beneditino, construído no séc. IX, incendiado em 1811, por ocasião da invasão francesa e reconstruído em 1827. É um centro de peregrinação.
Quando lá chegámos, estacionámos o carro e fomos no funicular de Sant Joan. Este funicular foi inaugurado em 1918 e leva-nos até cerca de 1000 metros de altitude. Uma vez lá em cima, fomos a pé pela montanha até San Jeroni, que fica a 1124 metros de altitude e que é o ponto mais alto de Montserrat. Daí desfrutava-se uma vista panorâmica incomparável sobre o Santuário e a Catalunha Central.
Voltámos então a descer e fomos visitar a Basílica, após o que demos por terminado o passeio e voltámos para o camping, onde depois de jantar fomos como de costume, até ao anfiteatro.
24º Dia - Salou/El Escorial - 634.7 Kms
Saímos do camping e fomos direito a Zaragoza. Um pouco à frente apanhámos chuva e ouvimos no rádio que tinha caído uma tromba de água em Barcelona. Fomos depois para Madrid e daí até ao Escorial, onde ficámos no Camping El Escorial.
25º Dia - El Escorial/Cabeçadas - 419.4 Kms
Saímos do camping e fomos por Ávila, onde nas proximidades estava um nevoeiro muito intenso. Seguimos por Salamanca e atravessámos a fronteira com Portugal em Vilar Formoso. Fomos depois pela Guarda e daí para as Cabeçadas.
26º Dia - Cabeçadas - 4.0 Kms
Estivemos nesta aldeia da Beira Alta para visitar familiares e ir buscar o meu pai, que tínhamos deixado à ida.
27º Dia - Cabeçadas/Algueirão - 301.7 Kms
Saímos das Cabeçadas depois do almoço e fomos pela estrada nacional 17 até Coimbra, onde entrámos na auto-estrada até Lisboa, seguindo depois para o Algueirão e tendo assim terminado as nossas férias.
2 comentários:
quantos km sao de lisboa salou e o melhor caminho mais perto e barato
eu fui a lamanga por beja sevilha malaga e por ai fora
Obrigado João por visitar o meu blog.
De Lisboa a Salou são sensívelmente 1200 Km e penso que o melhor caminho é: Caia, Madrid, Zaragoza, Lérida, Tarragona e Salou. Pelo menos hoje é quase tudo auto-estrada (não paga, com excepção da portuguesa). Não querendo pagar, só não é auto-estrada entre Zaragoza e Fraga (NII) e depois a partir de Lérida para Tarragona (N240). Pode ver de seguida a minha viagem de 1995 (as estradas já estão muito melhor).
Enviar um comentário