Parte I
Na imagem apresentada abaixo, pode ver-se o percurso efectuado.
Nota: Algumas imagens apresentadas foram retiradas da internet ou são cópias de postais.
1º Dia - Algueirão/Lekunberri - 981.6 Km
Saímos do Algueirão às 06.30 e fomos pelo IC19 até Lisboa, seguindo pela 2ª Circular até ao aeroporto, onde entrámos na A1, tendo depois saído para a A23 (auto-estrada da Beira-Interior), na qual seguimos até à Guarda, passando por Castelo Branco e Covilhã. 
Na Guarda mudámos para a A25 até Vilar Formoso, onde passámos a fronteira para Espanha às 11 horas (12 em Espanha). De salientar que de Lisboa até à fronteira de Vilar Formoso, já se faz todo o percurso por auto-estrada.
Entrámos em Espanha e seguimos pela N620 até Salamanca e aqui entrámos na A62, que é a Autovia de Castilla, até Burgos tendo passado por Valladolid. Também em Espanha já está a ser construída a continuação da A62, que fica mesmo ao lado da N620. Em Burgos seguimos pela N1 até Miranda de Ebro, onde começa a Autovia del Norte A1, pela qual seguimos até Tolosa, tendo aqui desviado pela N130 até Lekunberri, onde ficámos no Camping Aralar, ao qual chegámos pelas 20.30. Quando íamos de Burgos para Victória começou a cair alguma chuva.
2º Dia - Lekunberri/Medis - 508.8 Km
Saímos do camping às 10.30 e fomos pela A15 até Pamplona, segui
ndo depois pela N121B até Dantxarinea, que é a fronteira por onde entrámos em França.
Em França continuámos pela D20 e fomos até Bayonne, entrando então na N10. Parámos mais à frente para almoçar num parque à beira da estrada. Depois do almoço continuámos a viagem pela N10 até Bordéus, seguindo a partir desta cidade pela A10, a qual tinha muito trânsito.
Saímos em Ambarès-et-Lagrave e fomos na direcção de Ambès. Verificámos mais à frente que a estrada para Royan, por onde queríamos ir, não era esta e voltámos então para trás. Entrámos mais adiante na N137 e depois na D730. Em Cozes andámos à procura de um camping mas acabámos por desistir e avançar mais alguns quilómetros, tendo ficado em Medis no Camping Le Clos Fleuri, onde chegámos às 20.30.
3º Dia - Medis/Rochefort - 178.3 Km
Saímos do camping às 9 horas e fomos direito a Royan e daqui para La Tre
mblade. Atravessámos depois o Viaduto de La Seudre e seguimos até Marennes. Este viaduto foi construído entre 1971 e 1972 em betão, tem um comprimento total de 1024 metros e uma altura com cerca de 20 metros e atravessa inúmeros pântanos e canais.
Em Marennes passámos junto à praia e dirigimo-nos a seguir para o viaduto que une o contine
nte francês à Ilha de Oléron, tendo-o atravessado. Este viaduto foi construído em 1965 e inaugurado a 19 de Março de 1966. Tem 2862 metros de comprimento e é o 2º mais extenso em França a seguir ao que liga à Ilha de Ré.
A Ilha de Oléron é a segunda maior ilha de França logo a seguir à Córsega. Tem 34 Km de comprimento por 15 de largura e a sua capital é Saint-Pierre-d'Oléron.
À saída da ponte virámos logo à direita e seguimos para Le Château d'Oléron, onde parámos e fomos visitar La Citadelle, que são as muralhas da cidade antiga que foi construída em 1630, um pouco a leste do castelo que foi então demolido.

Continuámos depois pela estrada D734, que atravessa a ilha de ponta a ponta e fo
mos por Dolus d'Oléron, Saint-Pierre d'Oléron, Saint-Georges d'Oléron e Saint-Denis d'Oléron até ao Farol de Chassiron, que fica na Pointe de Chassiron, no norte da ilha. Este farol preto e branco foi construído em 1836 e mede 43 metros de altura. Não subimos ao seu topo porque se encontrava fechado durante a hora de almoço, mas demos a volta pela traseira dele e estivemos mesmo na ponta da ilha.
Voltámos para a AC e seguimos viagem por Domino, La Cotinière, Dolus d'Oléron, Le Grand Village Plage, todas encostadas ao mar e Saint-Trojan-Les Bains mesmo na ponta sul da ilha.
Nesta última localidade fomos apanhar o Train Touristique de Saint-Trojan, que circula desde 29 de Junho de 1963 e percorre 12 Km sobre a costa selvagem. Fomos nele até Pointe de Maumusson, que fica na extremidade sul da ilha.

Quando lá chegámos andámos ainda um pouco a pé e verificám
os que existia uma praia de areia fina, a Praia de Gatseau, a qual é pouco frequentada por não ter outro acesso além deste comboio. Estivemos lá apenas para ver e regressámos no mesmo comboio. 
Já na AC atravessámos novamente a ponte e dirigimo-nos para Rochefort, onde ficámos no Camping Municipal Le Rayonnement, tendo chegado um pouco antes das 18 horas.
A esta hora começou o jogo de futebol Portugal-Grécia para o campeonato europeu de futebol, que este ano se realiza no nosso país e que abria precisamente com este jogo. Portugal perdeu por 2-1, contra todas as expectativas. Às 20.45 começou o jogo Espanha -Rússia, que eram do nosso grupo e que a Espanha ganhou por 1-0.
4º Dia - Rochefort/Fouras - 92.3 Km
Saímos do camping às 10 horas e fomos pela N137 na direcção de Saintes, até Saint-Porchaire onde fomos visitar o Château de La Roche Courbon.
Este castelo foi construído no séc. XV, mas foi profundamente modificado por Jean-Louis Courbon no séc. XVII. No exterior tem um jardim à francesa, com um grande lago ao centro e uma escadaria dupla ao fundo, com queda de água no meio.

Fomos depois ver as Grutas Pré-Históricas de Bouil Blen, que ficam a 800 metros no parque deste castelo. 
Voltámos novamente pela N137 para Rochefort e daqui seguimos para Fouras, indo até Pointe de La Fummée que fica mesmo na extremidade e aí apanhámos o barco, que tinha lotação para 500 pessoas, para a Ilha de Aix.

A viagem demorou 25 minutos e nela pudemos observar o Forte
Enet e o Forte Boyard que ficam no meio do mar. O Forte Boyard foi construído entre 1801 e 1857 para se proteger dos ataques da marinha inglesa no porto de La Rochelle. Tem 61 metros de comprimento, 31 metros de largo, 20 metros de altura e está construído sobre um banco de areia. Desde 1950 está incluído nos Monumentos Históricos de França.
A Ilha de Aix fica a 4 Km da ponta de Fouras, tem 3 Km de comprimento e a forma de um "croissant".

Conta com 210 habitantes e nela se encontram praias de areia fina. Não há circulação de carros e apenas se pode andar a pé ou de bicicleta e nota-se que muitas das suas casas são habitações de fim de semana. Nesta ilha cria-se, tal como nas outras, essencialmente ostras. Também aqui se encontra o Museu Napoleão, que é a casa onde Napoleão passou os seus últimos dias em França, antes de partir para o exílio em Santa Helena.
No fim de darmos uma volta pela ilha, apanhámos o barco de regresso às 18 horas e já na AC percorremos algumas ruas de Fouras.
Fomos a seguir para o Camping Le Cadoret, onde chegámos por volta das 19 horas e já estava na 2ª parte do jogo Croácia-Suíça, que acabou empatado a zero. Às 20.45 vimos o França-Inglaterra, que a França ganhou por 2-1. De salientar que neste jogo, aos 90 minutos a França estava a perder por 1-0 e foi já no desconto de tempo que marcou os dois golos.
5º Dia - Fouras/Le Bois Plage - 115.5 Km
Saímos do camping às 09.30 e fomos pela N137 até La Rochelle, seguindo depois para a Ilha de Ré, que tem 30 Km de comprimento por 5 de largura.
Atravessámos pela ponte que a liga ao continente e na qual tivemos de pagar portagem. Esta ponte foi construída em 1987 e 1988 e tem 2926 metros de comprimento por 15,5 metros de largura e está assente sobre 28 pilares a 30 metros da água.

Uma vez na ilha, seguimos pelo lado direito até La Flotte, onde parámos e andámos a pé a dar uma volta pelas suas ruas comerciais reservadas apenas a peões. Passámos pelo Mercado do séc. XII onde se vendia um pouco de tudo e passeámos pelas ruelas, que como em toda a ilha, são muito floridas e fomos também à beira do mar.
3 comentários:
Adoramos os seus posts e garantidamente iremos pedir ajuda quado fizermos a nossa viagem de carro pela Europa, e por esse mesmo motivo é que lhe demos um selinho no nosso blog(http://asviagensdosdubis.blogspot.com)
Abraços,
Dubis
João, quando formos grandes queremos ser como tu :) Arrancar na autocaravana e palmilhar estes recantos mágicos que nos dás aqui a conhecer. É uma facto que a nossa curiosidade pela Normandia e Bretanha já havia surgido em conversa, mas agora tens aqui, além da excelente fonte de informação, um banquete para os olhos!
Abraço
Mais um excelente relato!
Fiquei curioso de planear um dia uma deslocaçao à ilha de Aix e fazer a passeata maritima ate Fort Boyard!
Bem hja pela partilha publica das uas impressões de viagens!
Enviar um comentário