sábado, 10 de dezembro de 2022

Ao encontro do cabrito estonado

Viagem realizada de 21.10 a 28.10.2022 num total de 1150,3 Km percorridos. A ideia principal desta viagem era ir experimentar o cabrito estonado na Adega dos Apalaches em Oleiros, por ser o local mais afamado neste prato divinal. Acontece que apesar de tentar reservar mesa com alguns dias de antecedência, já não foi possível por já estarem as reservas esgotadas, até mesmo para a semana seguinte. Pesquisando na internet encontrei um outro restaurante, na Sertã e consegui reservar mesa. A Adega dos Apalaches terá de ficar para uma próxima.

Dia 21 - Brejos de Azeitão / Sertã - 228,3 Km

Saímos de casa a meio da manhã e fomos directamente para a Sertã tendo almoçado pelo caminho. Fomos pernoitar, não na área de serviço, mas num outro local junto à Ribeira da Sertã e do Açude, ao fim do Jardim da Carvalha (coordenadas GPS: N 39º 47' 59,50'' W 08º 06' 00'').

Este local é bastante sossegado e agradável e tem casas de banho. Quando chegámos fomos até ao açude, que fica mesmo ao lado

sobre o qual se encontra uma obra denominada "O Véu".

A poucos metros deste açude encontra-se a Ponte Romana

a qual atravessámos.

No Parque Novo, existe uma pequena ponte que atravessa um pequeno ribeiro.

Voltámos para a AC atravessando o Jardim da Carvalha, onde se encontra uma réplica de um antigo Lagar de Varas, que servia para a produção de azeite.

Ao lado, uma réplica de um forno.

Á noite obtém-se uma linda imagem da ponte romana.

Dia 22 - Sertã / Vila Velha de Ródão - 61,4 Km

Deixámos a AC no local e fomos a pé até ao Castelo, cuja entrada se faz através de um portão colocado entre dois prédios.

Este castelo foi edificado no século X e XI embora se conste que já existia no ano 74 a.C. No seu interior encontra-se a Capela de São João Baptista, reconstruída em 1936, juntamente com uma das torres á qual se encontra anexa.

Subindo à muralha

obtém-se uma vista da vila.

Viemos depois para baixo e fomos almoçar ao Restaurante Ponte Velha, onde havia reservado a mesa.

O almoço foi muito bem servido e o cabrito estava uma delícia, mas temos de ir provar o da Adega dos Apalaches, pois sempre quero saber se a fama é mesmo merecida.
Depois do  almoço fomos para a AC e partimos em direcção a Vila Velha de Ródão.

Antes de ir para a ASA fomos até ao Castelo, conhecido como o Castelo do Rei Vamba. Estacionámos à entrada, junto à Capela de Nossa Senhora do Castelo

e fomos então mais alguns metros até à
Torre

de onde se avistava o
rio Tejo e as maravilhosas Portas de Ródão.

Após algumas fotos voltámos à estrada e fomos para a ASA (coordenadas GPS: N 39º 39' 06'' W 07º 40' 21''), onde iríamos pernoitar. Como ainda era cedo fomos até ao cais

e percorremos o caminho ao longo do rio

até à
Ponte Pedonal do Enxarrique

onde regressámos à área de serviço.

Dia 23 - Vila Velha de Ródão / Évora - 157,6 Km

Depois do pequeno almoço fomos até ao cais para um passeio de barco pelas águas do Tejo até às Portas de Ródão.

Foi um passeio muito agradável sempre com explicações dadas pelo "timoneiro". Seguem apenas algumas fotos e video.

Depois do passeio almoçámos na AC e partimos para
Nisa. Aí chegados, estacionei junto à N18 e fomos a pé dar uma volta. Atravessámos a Praça do Município, onde se encontra o edifício da Câmara Municipal e o Pelourinho no jardim central.

Na lateral desta praça situa-se a Fonte do Frade, que é toda construída em granito e apresenta três bicas que jorram água para uma pia rectangular.

Percorremos de seguida a Rua de Santa Maria, que tem a particularidade de o seu pavimento ser inspirado na Olaria Pedrada de Nisa.

Também nas paredes está exposta alguma dessa olaria.

Ao fundo desta rua encontra-se a Igreja Matriz, construída pela Ordem dos Templários junto ao Castelo. É provávelmente o edificio religioso mais antigo da vila.

Ao lado, o que resta do castelo, classificado como Monumento Nacional.

Atravessámos de seguida o jardim, onde se encontra um Monumento ao Emigrante.

No regresso à AC passámos ainda pelo Cine-Teatro de Nisa.

Partimos de seguida para Évora, onde fomos estacionar e pernoitar na área de serviço (coordenadas GPS: N 38º 33' 47'' W 07º 55' 00''). Depois de estacionar fomos a pé até à Praça do Giraldo.

Entrámos na muralha pela Porta do Raimundo

que fica na rotunda do Raimundo, onde a um dos lados se encontra o Arco do Triunfo, obra do escultor João Cutileiro.

Da Praça do Giraldo fomos até à Sé Catedral, que foi construída toda em granito entre 1186 e 1250.

Seguimos depois até ao Templo Romano, também conhecido por Templo de Diana, que é Património Mundial da Unesco desde 1986.

Por detrás do Templo encontra-se o Jardim de Diana, um pequeno e modesto jardim onde no topo se encontra um miradouro sobre o casario da cidade.

Junto a este miradouro encontra-se uma fonte encimada por uma escultura em mármore alusiva aos namorados e denominada "O Beijo".

Regressámos de seguida à área de serviço e à autocaravana.