Quando chegámos a Sines fomos logo direitos à Av. Vasco da Gama, que era o local onde se realizavam as Tasquinhas. Dos 20 expositores presentes, além dos que se dedicavam apenas à doçaria, todos os restantes apresentavam pratos ligados ao mar, embora em menor quantidade alguns também apresentassem carne. Todos eles tinham um prato a concurso que era à base de sardinha (sardinha de escabeche, Migas de sardinha, Filetes de sardinha, Bola de sardinha, Panados de sardinha, Sardinha albardada, Sardinha com molho à espanhola entre outros). Chegámos próximo da uma hora e havia pouca gente (deve ter mais gente à noite e ao fim de semana).
Depois de passar por todos eles para ver o que havia, decidimo-nos pelo Restaurante A Cascata. Embora não estivesse mau, mas íamos à espera de outra coisa e não saímos totalmente satisfeitos.
Depois do almoço, fomos dar uma volta pela cidade e dirigimo-nos para o Castelo, que foi construído em 1424 no ponto mais nobre e estratégico da cidade, por ter sido esta a condição colocada pelo rei D. Pedro I para a concessão do foral a Sines, em 1362.
É o monumento mais importante da cidade e embora hoje em dia não sirva para defender a cidade dos piratas, não deixa de ser o melhor miradouro para a baía.
Práticamente encostada à muralha do castelo, encontra-se a Igreja Matriz de S. Salvador, que no séc. XVIII teve de sofrer profundas remodelações, por já ser demasiado pequena para albergar os fiéis que queriam assistir às missas.
4 comentários:
Viva
excelentes sugestões! e boas fotos também....
A vista da fortaleza é de facto muito boa. Mais um belo passeio, e uma excelente divulgação.
Abraço
Boa descrição, pessoalmente conheço os locais e ao ler esta crónica "fiz" através da leitura a mesma viagem, apenas faltou saborear a gastronomia das tasquinhas. Parabéns por serem incluídos dados sobre o património das localidades.
Essa cor da água parece um sonho. Conheço bem a zona.
Enviar um comentário