domingo, 23 de junho de 2019

Viagem por Castela e Leão (Parte 5)

Dia 28 - El Burgo de Osma / Peñafiel - 149,4 Km

Depois de uma noite descansada saímos de manhã do estacionamento e fomos para Clunia Sulpicia que foi uma das cidades romanas mais importantes da metade norte de Espanha, que atingiu o seu apogeu nos séculos I e II e chegou a ter 30000 habitantes.

Desde a Idade Média que esta cidade foi sendo saqueada de pedras e elementos decorativos para novas construções, como o Castillo de Coruña del Conde e vivendas nas imediações. As escavações começaram em 1915 mas também aqui os blocos de pedra foram sendo levados pelas populações. Só a partir de 1931 as ruínas começaram a ter alguma relevância e foram declaradas Monumento Nacional, passando a ter um guarda que evitaria os saques.

As escavações permitiram descobrir um teatro e várias casas com mosaicos, ruas, restos das edificações do forum. Foram também encontradas uma grande quantidade de moedas, cerâmica, vidros, objectos de bronze, etc..

Começámos a nossa visita numa sala, logo à entrada, de interpretação arqueológica que nos oferece informação através de meios audiovisuais,

assim como uma exposição de materiais oriundos das escavações.

Fomos depois na AC até um parque de estacionamento algumas centenas de metros à frente e percorremos a pé toda aquela zona.

Passámos pela Casa de Taracena,

pela Basílica Jurídica e Comercial,

pelo Acesso ao Foro,

pela Igreja,

pelo Foro

e pelo chão de mosaicos de uma casa.

Novamente na AC descemos até às Termas Los Arcos

e fomos depois a pé até ao Teatro escavado parcialmente na rocha e que tinha capacidade para 10000 espectadores, sendo um dos maiores em Espanha.

Voltámos para a AC e regressámos à estrada, agora com destino a Peñaranda de Duero. Peñaranda de Duero é uma pequena localidade com apenas 527 habitantes (2018) e está classificada como Conjunto Histórico-Artístico. Estacionámos à entrada da vila (coordenadas GPS: N 41º 41' 23,50'' W 03º 28' 27'') e como eram horas de almoço, almoçámos logo ali.
Depois do almoço fomos até ao Castelo.

O Castelo é do século X mas foi totalmente reformado no século XV. Foi declarado Bem de Interesse Cultural em 1931. Encontra-se lá no alto como que vigiando a vila. Estacionámos à entrada

e entrámos nele por uma pequena porta depois de atravessar uma ponte sobre um fosso.

Uma vez no interior

deparámo-nos com a Torre de Menagem que se destaca do resto da muralha.

Do Castelo tem-se uma magnífica vista sobre a vila,

destacando-se a Igreja de Santa Ana que é do século XVI.

Partimos para Aranda de Duero e ao chegar estacionámos na Área de Serviço de Autocaravanas (coordenadas GPS: N 41º 40' 13'' W 03º 41' 36'').

Ao sair da área descemos umas escadas e fomos dar a um caminho ao lado do rio Duero.

Atravessámos uma ponte pedonal metálica e fomos sair ao outro lado do rio e a um grande parque, onde havia grelhadores.

Saímos do parque e virámos para a Igreja de Santa Maria La Real que é a principal igreja da vila.

Foi construída entre os séculos XV e XVI sobre uma outra românica. A sua impressionante fachada não deixa ninguém indiferente.

A parte central apresenta cenas do calvário de Cristo.

Na parte superior ostenta uns lindíssimos Pináculos.

Nas fotos abaixo podemos ver a Abside.

Como a igreja estava fechada não nos foi possível vê-la por dentro.
Fomos andando por umas ruas, percorremos a Calle Isilla que é uma rua pedonal e comercial, onde há muitos restaurantes e que termina na Plaza del Trigo.

No seguimento fomos sair à Plaza Mayor, na qual também existe um coreto.

Mesmo à saída desta praça encontra-se o edifício do Ayuntamiento.

Passámos pelo túnel do edifício do Ayuntamiento, atravessámos a Puente Duero e regressámos à AC.

Partimos então para Peñafiel, onde fomos estacionar e pernoitar num parque de estacionamento (coordenadas GPS: N 41º 35' 39'' W 04º 06' 58''). Chegámos ao final da tarde e do local onde estávamos a vista era esta.

Depois de jantar ainda fomos dar uma volta a pé pela vila. Descemos a rua ao lado do parque e fomos dar ao Convento de San Pablo, construído no século XIII sobre os restos do Alcázar de Alfonso X. No século XIV foi convertido em Mosteiro. Foi declarado Bem de Interesse Cultural em 1931.

Num recanto do Mosteiro encontra-se este original monumento.

Continuámos pela mesma rua e vimos um pouco à frente do Mosteiro outra igreja mas que não conseguimos saber o nome.

Ao lado desta encontra-se um lugar encantador em que uma casa está construída sobre o rio Duratón, atravessando-o de uma margem à outra, passando este por baixo de uns arcos.

Atravessámos de seguida o Parque da Juderia, que tinha um coreto ao centro e avistava-se o Castelo iluminado lá no alto.

Seguimos pela Calle Juan Martin el Empecinado

e fomos sair à Plaza de España onde se situa a Igreja de Santa Clara e também o Ayuntamiento.

Demos a volta à Praça contornando a igreja

e seguimos pela Av. Constitución directamente para o estacionamento da AC.

Quando lá chegámos a vista do Castelo era assim.