sexta-feira, 20 de junho de 2008

1993 - Viagem à Eurodisney ( França ) e Salou ( Espanha ), efectuada de 01 a 27.08 com passagem por Andorra, num total de 5522.4 Kms percorridos.

No mapa abaixo, está apresentado o percurso utilizado nesta viagem.



Também este ano não nos afastámos muito.

1º Dia - Algueirão/Torquemada - 720.3 Kms

Saímos do Algueirão e fomos pela A1 até Coimbra, tendo depois seguido até à aldeia de Cabeçadas ( 290.9 Kms ), onde deixámos ficar o meu pai. Neste percurso ía a notar um barulho estranho no carro, tendo já na 2ª circular em Lisboa parado para ir ver se notava alguma coisa. Como não descortinei nada, segui viagem.
De Cabeçadas fomos direitos a Vilar Formoso, onde passámos a fronteira para Espanha. Passámos por Salamanca e fomos ficar em Torquemada, no Camping Puente Romano, onde já havíamos ficado há dois anos.

2º Dia - Torquemada/Saint-Geours de Marennes - 426.3 Kms

Saímos do camping, mas logo à saída verificámos que o barulho vinha do atrelado e que tinha aumentado. Parámos então alguns metros mais à frente, numa área de descanso onde se encontravam duas colegas da M. A. em serviço de apoio aos emigrantes. Apesar de tudo, tivemos sorte em ser ali, pois elas telefonaram para um mecânico próximo que veio logo. Como não pudesse resolver ali o problema, tive de ir atrás dele até à oficina e deixei lá o atrelado, pois o barulho era dos rolamentos que se encontravam gripados e o mecânico teve de os mandar vir de outra localidade e só chegavam à tarde.
Voltámos para a área de descanso e aí estivemos a conversar e a beber café com as ditas colegas. Fomos depois todos almoçar a um restaurante, onde elas costumavam ir e depois do almoço fomos buscar o atrelado e seguimos novamente viagem, tendo com tudo isto partido já passava das 16 horas.
Chegámos a Saint-Geours de Marennes, em França, já passava das 22 horas e ficámos no Camping Les Platanes.

3º Dia - Saint-Geours de Marennes/Blois - 582.1 Kms

Depois de uma noite com alguma chuva e trovoada, saímos do camping, tendo parado em algumas áreas de repouso para descansar e fomos parar em Blois, no Camping Lac de Loire.

4º Dia - Blois/Paris - 210.2 Kms

Saímos de Blois e fomos na direcção de Paris, tendo à entrada desta cidade tomado o rumo de Paris-Est, onde fomos ficar no Camping de Champigny do Touring Club de Paris.
Ficámos no camping o resto da tarde, tendo apenas saído para ir fazer o reconhecimento do caminho para a Eurodisney.

5º, 6º e 7º Dias - Paris ( Eurodisney ) - 287.9 Kms

Nestes três dias fomos para a Eurodisney e ficávamos lá sempre até ao final.
A Eurodisney é o parque temático mais visitado da Europa. Está dividido em quatro áreas distintas; a Discoveryland, a Fantasyland, a Adventureland e a Frontierland, com uma rua central, a Main Street U.S.A. que começa na entrada e termina na Central Plaza.

_Discoveryland lança-nos através de galáxias desconhecidas e explora a aventura e a imaginação.




_ Fantasyland leva-nos ao país da Bela-adormecida e aos contos de fadas e introduz-nos no encanto da companhia de Peter Pan, Pinóquio, Branca de Neve, Alice e outras personagens.

_Adventureland faz-nos visitar a Cabana de Robinson, montada no cimo de uma árvore, a Ilha da Aventura que contém grutas secretas, túneis, quedas de água e uma Ponte Suspensa no Mar das Caraíbas.
_ Frontierland transporta-nos ao mundo do Far-West, com os seus riscos e perigos, os espectáculos de Can-Can no Lucky Nugget Saloon, a viagem turbulenta de comboio numa mina abandonada ou a descida tranquila do Mississipe a bordo de um barco.
_Na Main Street U.S.A., que é uma rua duma pequena cidade americana do princípio do século, encontram-se restaurantes, saloons, lojas de recordações e nela circulam as célebres personagens da Disney, as carruagens puxadas por cavalos, fanfarras, etc.. Quando o sol se põe, esta rua transforma-se numa mágica feira de luz, com as iluminações do espectáculo " Mais luz, mais magia ", que é o desfile eléctrico de Main Street, um desfile único no mundo, com carros alegóricos flutuantes.
No primeiro dia ainda choveu durante a noite, mas depois passou, tendo começado a temperatura a subir, para no último dia estar um calor mesmo forte.

8º Dia - Paris/Tours - 286 Kms

Saímos do camping e de Paris seguindo direito a Orleães. Daqui seguimos para Blois e depois para Chenonceau, onde fomos visitar o seu castelo, que é uma jóia da renascença francesa e que foi construído em 1513. Este castelo tem a originalidade de estar construído no rio Cher, o qual atravessa de uma margem à outra. Tem também ao redor lindíssimos jardins.
Depois da visita seguimos viagem até Tours, tendo ficado no Camping Municipal Rives du Cher.

9º Dia - Tours/Barsac - 390.1 Kms

Saímos de Tours e fomos pela estrada nacional direitos a Bordéus, onde tomámos a direcção de Toulouse, tendo ficado alguns quilómetros mais à frente de Bordéus, numa localidade chamada Barsac, no Camping Les Vignes.

10º Dia - Barsac/Andorra - 429.2 Kms

Saímos do camping e estava a cair uma chuva miúdinha. Continuámos na direcção de Toulouse. Nesta cidade virámos para Andorra, tendo entretando parado de chover.
Quando chegámos a Andorra La Vella, a capital de Andorra, havia muito trânsito o que nos fazia andar a passo de caracol. Andámos mais de uma hora nesta lentidão à procura do camping, pois queríamos ficar num onde já havíamos ficado anos atrás. Como não o encontrámos, resolvemos ir ficar no Camping Valira, onde nos informaram que o outro já não existia.

11º Dia - Andorra La Vella - 32.3 Kms

Hoje passámos o dia em Andorra La Vella, tendo saído do camping e ido até ao centro da cidade, onde parámos o carro e andámos a pé a ver várias lojas e armazéns.
Almoçámos por lá e depois de termos feito algumas compras, regressámos ao camping.

12º Dia - Andorra/Salou - 230.9 Kms

Deixámos Andorra e depois de atravessar a fronteira para Espanha apanhámos alguma chuva, que mais à frente acabou por parar.
Seguimos para Tarragona e nesta cidade continuámos para Salou, que fica cerca de 90 Kms mais à frente. Quando chegámos a Salou, dirigimo-nos para o Camping Sanguli, que achámos esplêndido. Depois da respectiva inscrição na recepção do mesmo, foi um rapaz de bicicleta levar-nos ao local onde iríamos acampar. Era um alvéolo bastante grande, como aliás todos os outros, só pecando por ter poucas sombras, também devido a ser uma zona nova do camping e ter as árvores ainda pequenas. Este camping ficava mesmo em frente à praia, tendo apenas de se atravessar uma rua. Era muito limpo e nas casas de banho havia sempre senhoras de limpeza durante todo o dia e até de noite. Tinha três zonas de piscinas, cada uma delas com duas piscinas de diferentes tamanhos. Junto à zona de piscina da parte nova, que era onde estávamos, havia também um anfiteatro onde se realizavam todas as noites diferentes espectáculos, desde danças e folclore a peças de teatro e concursos. Este anfiteatro era formado por um círculo, onde num dos topos havia um palco e ao centro havia uma pista ou arena. Em toda a volta havia vários degraus que serviam de bancos, tendo à frente mesas em pedra para consumo de bebidas e por onde circulavam os empregados para nos servirem.

13º ao 23º Dia - Salou e arredores - 567.3 Kms

Durante estes dias íamos de manhã para a praia e vínhamos almoçar ao camping. De tarde íamos para a piscina ou ficávamos a descansar. À noite, como havia sempre espectáculos no anfiteatro, íamos até lá assistir.
No dia 15, dia do nosso 21º aniversário de casamento, acordámos com trovoada e a chover mas por volta das 9 horas, parou para não mais voltar. Fomos então passear até à Peníscola e andámos a ver outros campings, que nesta zona são quase todos maravilhosos.
Voltámos para o nosso à tarde e a C. e o N. ainda foram para a piscina. À noite fomos jantar fora.
No dia 22 o sol esteve encoberto e só aparecia por escassos momentos, mas estava bastante calor. De manhã a C. e o N. foram para a piscina e nós fomos para a praia. De tarde também estivemos na piscina, mas começaram a cair umas pingas e viemo-nos embora.
No dia 23 o dia esteve como na véspera e parecia querer chover. Como era o nosso último dia em Salou, resolvemos ir dar um passeio e fomos até Montserrat, que fica a 35 Km de Barcelona, no cimo de uma montanha rochosa e onde existe um Mosteiro Beneditino, construído no séc. IX, incendiado em 1811, por ocasião da invasão francesa e reconstruído em 1827. É um centro de peregrinação.
Quando lá chegámos, estacionámos o carro e fomos no funicular de Sant Joan. Este funicular foi inaugurado em 1918 e leva-nos até cerca de 1000 metros de altitude. Uma vez lá em cima, fomos a pé pela montanha até San Jeroni, que fica a 1124 metros de altitude e que é o ponto mais alto de Montserrat. Daí desfrutava-se uma vista panorâmica incomparável sobre o Santuário e a Catalunha Central.
Voltámos então a descer e fomos visitar a Basílica, após o que demos por terminado o passeio e voltámos para o camping, onde depois de jantar fomos como de costume, até ao anfiteatro.

24º Dia - Salou/El Escorial - 634.7 Kms

Saímos do camping e fomos direito a Zaragoza. Um pouco à frente apanhámos chuva e ouvimos no rádio que tinha caído uma tromba de água em Barcelona. Fomos depois para Madrid e daí até ao Escorial, onde ficámos no Camping El Escorial.

25º Dia - El Escorial/Cabeçadas - 419.4 Kms

Saímos do camping e fomos por Ávila, onde nas proximidades estava um nevoeiro muito intenso. Seguimos por Salamanca e atravessámos a fronteira com Portugal em Vilar Formoso. Fomos depois pela Guarda e daí para as Cabeçadas.

26º Dia - Cabeçadas - 4.0 Kms

Estivemos nesta aldeia da Beira Alta para visitar familiares e ir buscar o meu pai, que tínhamos deixado à ida.

27º Dia - Cabeçadas/Algueirão - 301.7 Kms

Saímos das Cabeçadas depois do almoço e fomos pela estrada nacional 17 até Coimbra, onde entrámos na auto-estrada até Lisboa, seguindo depois para o Algueirão e tendo assim terminado as nossas férias.

2 comentários:

joao disse...

quantos km sao de lisboa salou e o melhor caminho mais perto e barato

eu fui a lamanga por beja sevilha malaga e por ai fora

João Morgado disse...

Obrigado João por visitar o meu blog.
De Lisboa a Salou são sensívelmente 1200 Km e penso que o melhor caminho é: Caia, Madrid, Zaragoza, Lérida, Tarragona e Salou. Pelo menos hoje é quase tudo auto-estrada (não paga, com excepção da portuguesa). Não querendo pagar, só não é auto-estrada entre Zaragoza e Fraga (NII) e depois a partir de Lérida para Tarragona (N240). Pode ver de seguida a minha viagem de 1995 (as estradas já estão muito melhor).