quinta-feira, 6 de fevereiro de 2020

Viagem de passagem de ano 2019/2020 - 4ª Parte

Dia 06.01 - Pontevedra / Vilagarcia de Arousa - 111,6 Km

Saímos de Pontevedra e fomos para A Lanzada, percorrendo a estrada sempre junto à costa, passando por Chancelas, Sanxenxo e Paxariñas. Só por este percurso maravilhoso valeu a pena sair de casa. Em A Lanzada dirigimo-nos para a Ermida de Nossa Senhora da Lanzada (coordenadas GPS: N 42º 25' 46'' W 08º 52' 34''). Esta Ermida é uma pequena capela construída no século XII e está localizada na zona mais ocidental junto ao mar, nas imediações das ruínas de uma fortaleza medieval. Depois de estacionar fomos a pé por um caminho de terra batida

até à Capela que possui uma rosácea na fachada.

Em frente, existem umas instalações viradas para o mar

de onde se tem uma vista sobre o mesmo

e também umas escadas que vão até ao mar.

Voltámos à estrada e seguimos para O Grove, indo estacionar no seu porto (coordenadas GPS: N 42º 29' 48'' W 08º 51' 48'').

O Grove é uma península localizada à entrada da Ria de Arousa e é um dos principais portos pesqueiro e marisqueiro do país, tendo imensas plataformas flutuantes de criação de marisco (mexilhões, ostras e vieiras). Fomos depois dar uma volta a pé e logo ali, à saída do porto, passámos pelo Monumento à Família Mariscadora

e logo a seguir pela Lonxa  (Lota ou Mercado de peixe).

Também ali se encontrava um espigueiro.

No porto repousavam os barcos da pesca

e mais adiante os catamarãs turísticos.

Voltámos às ACs e partimos para a Ilha da Toxa, que é uma pequena ilha situada na ria de Arousa e que está ligada por uma pequena ponte á península de O Grove.

Estacionámos próximo da Ermida de S. Sebastião (coordenadas GPS: N 42º 29' 02'' W 08º 50' 48''), que é uma pequena capela do século XII, toda coberta de conchas de vieira.

Fomos depois por uma rua

até um varandim virado para o mar.

No regresso passámos por uma estrada à beira da ria

e atravessámos a ponte que liga à península.

Andámos um pouco para trás até sair da península e tomámos a direcção da Ilha de Arousa.

Esta ilha está ligada ao continente por uma ponte de 2 Km, desde 1985. Depois de atravessarmos esta ponte,

estacionámos num parque logo à saída (coordenadas GPS: N 42º 32' 49,40'' W 08º 51' 30,50'').

Almoçámos neste local e depois do almoço fomos a pé percorrer toda a zona.

Já nas ACs fomos dar a volta à ilha e parámos próximo do Farol de Punta Cabalo

que foi construído em 1852 sobre as rochas.

Ao largo podemos ver as numerosas plataformas flutuantes.

No regresso atravessámos novamente a ponte

e fomos para o Camping El Terrón, nas proximidades. Quando chegámos não havia ninguém na recepção e resolvemos entrar. Escolhemos o lugar, ligámos a electricidade e demos uma volta pelo parque. Só depois resolvemos não ficar lá e toca de desligar a electricidade e sair, antes que alguém chegasse. Fomos então para a Àrea de Serviço de Vilagarcia de Arousa, que ficava a poucos quilómetros (coordenadas GPS: N 42º 35' 22'' W 08º 45' 50''). Depois de nos instalarmos fomos até um pavilhão desportivo ao lado, onde decorria uma mini-feira para crianças.

Dia 07.01 - Vilagarcia de Arousa / Ponteceso - 229,5 Km

Saímos de Vilagarcia e fomos para Noia. Estacionámos num parque (coordenadas GPS: N 42º 47' 06'' W 08º 53' 28'') e fomos depois a pé por umas ruas

até à Igreja de San Martiño, construída no século XV e declarada Bem de Interesse Cultural.

O Pórtico é bastante interessante

e está encimado por uma Roseta.

Continuámos o passeio

e fomos almoçar na Taperia Forno do Rato.

Depois do almoço fomos até à Rua Rosalia de Castro, onde há uma zona ajardinada e logo à entrada se encontra um monumento a Felipe de Castro, um escultor espanhol nascido em 1711, nesta localidade.

Logo em frente do monumento está a Casa do Concello, num edifício do século XX.

O corpo da fachada onde se encontra a entrada é encimado por ameias. Ao fundo desta rua/jardim encontra-se um Coreto.

Daqui seguimos para as ACs e partimos, indo parar mais à frente, junto da Igreja de Santa Cristina de Barro, já fora de portas.

Por ser num ponto alto, tinha-se daqui uma vista sobre a localidade.

Continuámos agora para o Cabo Finisterra mas pelo caminho desviámos um pouco e fomos ver a Cascata do Ézaro. Depois de deixarmos as ACs, fomos a pé por um caminho junto a uma marina,

passámos ao lado de uma central hidroeléctrica que jorrava abundante água no rio

e continuámos por um passadiço construído para o efeito

até finalmente chegarmos junto da Cascata, que é deslumbrante e merece bem o desvio que se faz e que não é muito.

Seguimos então até ao Cabo Finisterra (coordenadas GPS: N 42º 53' 05'' W 09º 16' 18,30''), onde fazia um frio de rachar

e fomos até à pontinha

onde estava a bota do peregrino.

Voltámos para as autocaravanas e partimos para Ponteceso onde pernoitámos na Área de Serviço (coordenadas GPS: N 43º 14' 46'' W 08º 53' 30''). Esta área fica ao lado do Centro Cultural e apesar de ser ao lado de uma estrada, é bastante sossegada.