terça-feira, 30 de agosto de 2022

Ruta de Don Quijote - 3ª Parte

Viagem a Espanha para percorrer a Ruta de Don Quijote, realizada de 04.07 a 14.07.2022 num total de 2131,6 Km percorridos (3ª e última parte).

Dia 10 - Guadalupe / Castelo Branco - 323,7 Km


Saímos do camping e fomos para o centro de Guadalupe. Estacionámos à entrada (coordenadas GPS: N 39º 27' 10'' W 05º 19' 51''), de onde se tinha uma prespectiva sobre o Real Monasterio de Nuestra Señora de Guadalupe.



Deixámos a AC e fomos por uma rua a subir


até à Plaza de Santa Maria de Guadalupe



onde se destaca a fachada principal do Mosteiro, que é Património da Humanidade Unesco desde 1993.


Fomos então visitar o Mosteiro, cuja construção se iniciou no século XIV à volta da imagem da Virgem de Guadalupe.


Começámos a visita pela Basílica,



onde sobressai o Retábulo Maior


que aloja a imagem da Virgem


e cuja cúpula é simplesmente admirável.


Junto ao Transepto, anexado a cada uma das colunas laterais, encontra-se um Púlpito com o gradeamento em ferro.


Aos pés da igreja está o Coro-Alto.


Visitámos de seguida o Claustro



com mais de 30 quadros expostos nas suas paredes


e um Templete (pavilhão) ao centro.


Subimos ao piso superior


onde nas paredes continuava a exposição de quadros.


Após a visita ao Mosteiro, descemos uma rua em direcção ao estacionamento



e como eram horas de almoço acabámos por almoçar ali. Depois do almoço seguimos para Trujillo, indo estacionar na área de serviço, que fica junto à Praça de Touros (coordenadas GPS: N 39º 27' 27'' W 05º 52' 21''). Era nossa intenção pernoitar ali e aproveitar o resto da tarde para revisitar Trujillo, onde já havíamos estado há uns bons anos atrás, mas como não gostámos da área por ser demasiado inclinada, resolvemos não ficar lá e seguimos para Portugal, indo pernoitar no Parque de Campismo Municipal de Castelo Branco (coordenadas GPS: N 39º 51' 28,40'' W 07º 29' 36,80'').

Dia 11 - Castelo Branco / Valhelhas - 146,8 Km


Saímos de Castelo Branco e como já só queríamos sair do calor, tomámos o caminho da Serra da Estrela na esperança de mais fresquidão e fomos para o Parque de Campismo de Valhelhas (coordenadas GPS: N 40º 24' 14'' W 07º 24' 21''). Este parque 
é bastante arborizado o que nos permitiu colocar as cadeiras fora e finalmente apanharmos um pouco de fresco. Como chegámos ainda cedo fomos até à praia fluvial, que fica nas traseiras do parque o qual tem uma porta de acesso a ela.




Fiquei com pena de não ter calção de banho, pois a água convidava a um mergulho. Não conhecíamos nem o parque nem a praia e gostámos imenso, tanto de um como de outro e pensámos voltar lá um dia com mais tempo e menos calor.

Dia 12 - Valhelhas / Arganil - 119,4 Km


Saímos do parque de campismo e de Valhelhas e fomos na direcção de Manteigas, passando mais à frente, na E. N. 338, pela Fonte Paulo Luis Martins, onde estacionei.


Esta Fonte é a parte final de uma cascata de água corrente, gelada e cristalina que corre para o rio Zêzere. Tem gravada na pedra a data de 1951 e é formada por duas bicas que jorram a água numa pia rectangular em granito.


Logo a seguir, já na E. N. 339, passámos e parámos num miradouro de onde se via o Vale Glaciário de Alforfa.


Continuámos e passámos pela Nave de Santo António


e pelo Covão do Boi que se localiza a mais de 1850 metros de altitude e reúne um conjunto de colunas graníticas, popularmente conhecidas por queijeiras.



Nas paredes destas rochas, encontra-se esculpida uma figura de Nossa Senhora da Boa Estrela, a padroeira dos pastores, com uma altura de cerca de 7 metros.


Fomos depois até à Praia Fluvial de Paul, apenas para ver (coordenadas GPS: N 40º 12' 29'' W 07º 38' 12,60'').



A partir daqui tomámos o caminho para a ASA do Barril de Alva, onde fomos almoçar no restaurante local. Depois do almoço fomos até à ponte para vermos a praia fluvial, onde estavam algumas pessoas.




Era para ficarmos dois dias nesta ASA e paguei os dois dias de electricidade, mas mais uma vez devido ao calor e como não queríamos dormir com as janelas abertas, resolvemos abandonar o local e fomos para o Parque de Campismo de Sarzedo em Arganil, onde estaríamos mais à vontade.

Dia 13 - Arganil - 0 Km

Hoje mantivemo-nos no parque de campismo para descansar e aproveitar a sombra que ali existia. Ao final da tarde fomos dar uma volta até à ponte sobre o rio Alva de onde se tinha uma vista sobre o rio e a praia fluvial.



Dia 14 - Arganil / Brejos de Azeitão - 284,1 Km


Saímos do parque de campismo e regressámos a casa, tendo pelo caminho ido almoçar no Restaurante Elsa & Filomena, que fica no IC2 um pouco antes da Batalha e já nosso conhecido no regresso de outras andanças. Assim terminou esta curta viagem com vontade de iniciar já outra.

Sem comentários: