sábado, 21 de janeiro de 2023

Viagem de Fim de Ano 2022/23 - Parte I

Viagem ao norte de Portugal e um pouco de Espanha, realizada de 28.12.2022 a 09.01.2023 num total de 2037,1 quilómetros percorridos. Devido à extensão do texto e para não o tornar enfadonho, vou dividir a viagem em duas partes. A primeira até ao final do ano e a segunda em 2023.

Dia 28 - Brejos de Azeitão / Águeda - 324,5 Km

Saímos de casa e fomos pelo Porto Alto até Vila Franca de Xira, onde entrámos na A1, tendo saído em Aveiras e continuado pela N1 e IC2.
Em Santo Antão, um pouco á frente da Batalha fomos almoçar no Restaurante Elsa & Filomena, o nosso restaurante preferido nesta zona. Depois do almoço continuámos a viagem até Àgueda, e fomos direito á Área de Serviço da cidade, mas como esta estava cheia, fomos estacionar e pernoitar logo a seguir num grande estacionamento, onde já se encontravam outras (coordenadas GPS: N 40º 34' 20'' W 08º 26' 29''). A viagem decorreu com bom tempo à saída de casa para pouco depois ser através de algum nevoeiro durante bastante tempo e também por períodos de chuva.
Depois de estacionar fomos dar uma volta a pé para ver as iluminações de Natal. Fomos até à rotunda principal junto à ponte

e percorremos a Rua Luis de Camões

Passámos ainda por uma árvore de Natal

e pela Igreja Matriz.

No regresso à autocaravana passámos pelo Largo 1º de Maio, que estava todo enfeitado com diversas árvores de Natal e pequenas barracas

e as árvores também iluminadas.

Ao centro tinha um enorme Pai Natal.

Fomos depois jantar e já não voltámos a sair.

Dia 29 - Águeda / Meda - 210.5 Km

Saímos de Águeda e fomos até Pateira de Fermentelos, que é o maior lago da Peninsula Ibérica (coordenadas GPS: N 40º 34' 37,60'' W 08º 30' 46''). Como o tempo estava chuvoso, não deu para passear e apenas tirei algumas fotos para recordar.

Seguimos depois para visitar o Santuário de Nosso Senhor dos Caminhos (coordenadas GPS: N 40º 46' 15,10'' W 07º 38' 43,80''). Este Santuário foi construído no início do século XIX e é constituído por escadarias

uma pequena Capela

vários Coretos

e um conjunto de 15 colunas

além da Capela principal

Tem depois uma grande alameda

e uma grande zona de lazer e pic-nic com mesas e bancos de pedra

e grelhadores cobertos.

Como já eram horas almoçámos mesmo ali.

Depois do almoço continuámos até Moreira de Rei, onde estacionámos no Adro da Igreja (coordenadas GPS: N 40º 49' 48,70'' W 07º 19' 19''). Também aqui chovia e apenas fotografei a Igreja de Santa Maria, construída em granito no século XII, não tendo percorrido a aldeia.

Em frente está um pequeno Cruzeiro

encostado ao qual se encontrava um presépio simples

Dirigimo-nos então para Meda e fomos para o Parque de Campismo, onde éramos os únicos ocupantes (coordenadas GPS N 40º 58' 11,40'' W 07º 15' 33,40'').

Dia 30 - Meda / Vila Real - 129,7 Km

Saímos do parque de campismo e de Meda e fomos até ao Santuário de Santa Eufêmia (coordenadas GPS: N 40º 59' 57'' W 07º 24' 26,80''), o qual está implantado numa ampla área de terreno dividida em vários sectores.
Depois de estacionar atravessámos um vasto recinto, onde se celebram as eucaristias

tendo para o efeito um amplo palco

e fomos dar ao escadório de acesso à Capela.

Este escadório está ornado com pirâmides de pedra assentes em bolas

De cada lado do escadório existe uma fonte, sendo a do lado esquerdo dedicada a Santa Luzia

e a do lado direito a Santa Bárbara

Subindo os poucos degraus encontramo-nos frente à Capela actual, construída em granito da região no início do século XIX, nada restando da primitiva

Dando a volta, verificámos que na lateral tinha a porta aberta

Entrámos e pudemos admirar o seu interior de planta rectangular

Na Capela-mor

destaca-se o Retábulo, tendo ao centro uma imagem de Santa Eufêmia, ladeada do lado esquerdo por uma escultura em madeira de S. Joáo Baptista e do lado direito por uma de Santo António

Nas laterais da capela encontram-se também dois retábulos, onde se destacam nos seus nichos, no do lado esquerdo a escultura em madeira de Nossa Senhora dos Remédios

e no do lado direito a de São José

Ao fundo encontra-se o Coro-alto em madeira, ao qual se tem acesso por uma escada também de madeira

O tecto da capela é em madeira pintada, onde se salientam várias pinturas

No adro, junto da capela, encontra-se um pequeno edifício para venda de velas e recordações

Nas traseiras da capela encontra-se um palco, com um altar em pedra,  que servia para as celebrações antes da construção do que existe na explanada

e de onde se tinha uma vista sobre os arredores.

Regressando à autocaravana, passámos por uma vasta zona de lazer com mesas e bancos em madeira, churrasqueiras e parque infantil

Depois da visita ao Santuário seguimos para Vila Real, onde estacionámos num largo com bastante espaço (coordenadas GPS: N 41º 17' 53'' W 07º 44' 52,30''). Depois de estacionar atravessámos um vasto recinto e fomos até ao Centro Histórico, começando pela  Av. Carvalho Araújo

no cimo da qual se encontra o edifício do Tribunal.

Mais abaixo, a meio da avenida, está a estátua de Carvalho Araújo

e logo a seguir o Fontanário Maria da Fonte.

Aqui virámos para uma rua onde se encontra o Cruzeiro

ao lado do qual se encontravam dois Presépios

De seguida fomos almoçar no Restaurante Nova Pompeia. Após o almoço, fomos visitar a Igreja de São Paulo, também conhecida por Igreja dos Clérigos. Esta igreja é uma construção iniciada no século XVII e apresenta uma imponente fachada

O interior é de nave única e Capela-mor

Nas laterais apresenta capelas com retábulos de talha dourada

Também na lateral se encontra um Púlpito

O Coro-alto prolonga-se lateralmente

Nas paredes destacam-se painéis de azulejos com cenas alusivas à vida de S. Paulo

Voltámos para a avenida e fomos visitar a Sé Catedral. A Sé Catedral foi adaptada a partir da antiga igreja do convento de S. Domingos, fundado no século XV

O edifício encontra-se dentro de muros, ao qual acedemos através de um portão de ferro

que nos levou até ao Adro, onde se encontra um Cruzeiro datado do século XVI

e para onde está virada a fachada principal da igreja

Entrámos na igreja por uma porta lateral que se encontrava aberta

O interior é formado por três naves

separadas por fortes colunas de pedra

com a Capela-mor na cabeceira.

Aos pés da igreja, por cima do portal da entrada, encontra-se um Órgão de tubos.

Depois da visita descemos a avenida e passámos junto ao edifício da Câmara Municipal, que foi construído no século XIX pela Santa Casa da Misericórdia e onde funcionou o Hospital da Divina Providência até 1915, ano em que a câmara o adquiriu.

Passado o edifício da câmara, entrámos na zona da Vila Velha e passámos pelas ruínas das Portas da Vila.

Daqui temos uma vista sobre o Rio Corgo

e vê-se também um passadiço de madeira.

Regressámos à autocaravana e partimos para o parque de campismo do NaturWaterPark (coordenadas GPS: N 41º 15' 22,50'' W 07º 39' 05''), onde nos juntaríamos com os nossos amigos do CAA- Clube Autocaravanista da Abeceira, para a passagem de ano que seria no restaurante deste empreendimento turístico.

Dia 31 - NaturWaterPark - 0 Km

Hoje foi dia de conviver com os nossos amigos do CAA e à noite tivemos a festa de reveillon anunciada. Ficam apenas algumas imagens do reveillon, começando pelas mesas de entradas

depois a zona do jantar

seguindo-se a zona da música

a pista de dança

e o fogo de artifício.

Por motivo dos vapores que alguns produtos emanavam já não foi possível tirar as fotos das mesas das sobremesas e do champanhe à meia noite e das mesas com quentes às 2 da manhã.
Amanhã, dia de Ano Novo, saíremos daqui e continuamos a viagem com a segunda parte.