sexta-feira, 14 de junho de 2019

Viagem por Castela e Leão (Parte 1)

Viagem a Castela e Leão com passagem pelo nosso Alentejo e Estremadura espanhola, realizada de 23.04 a 06.05.2019 num total de 2317,1 quilómetros percorridos.

Dia 23 - Brejos de Azeitão / Cáceres - 345,3 Km



Saímos de Brejos de Azeitão e fomos por estrada nacional até Monforte, uma pequena vila no Alto Alentejo. Logo à entrada passamos junto à Ponte Romana



e um pouco mais à frente deparámo-nos com três igrejas distanciadas pouco entre si: a de Nossa Senhora da Conceição, a do Calvário e a de São João Baptista.



Estacionámos junto ao Castelo e fomos visitá-lo.



O Castelo encontra-se em ruínas e apenas sobrevive a chamada Torre do Relógio.




De lá obtém-se uma vista sobre a vila.



Saímos do castelo e descemos até à Praça da República, onde se encontra o edifício da Câmara Municipal.

Regressámos à autocaravana e seguimos até Arronches, outra pequena vila. Estacionámos na Rua D. Afonso III e fomos visitar a Igreja Matriz de Nossa Senhora da Assunção, uma construção do Séc. XVI situada na Praça da República.




Do lado direito da fachada principal foi construída a Torre Sineira. No interior é formada por três naves, cobertas com a mesma abóboda formando um único espaço.


Ao fundo temos o Altar-Mor com o cadeiral do Coro e no Retábulo-Mor encontra-se ao centro a imagem de Nossa Senhora da Assunção.


A meio da nave central encontra-se o Púlpito em pedra



e por cima da entrada podemos ver o Coro-alto.


Depois desta visita passeámos por algumas ruas em redor e voltámos à AC.


Partimos então para Espanha e após atravessarmos a fronteira, dirigimo-nos para a aldeia de El Marco. Esta aldeia situa-se na fronteira com Portugal sendo do lado português denominada de Marco. A mesma está dividida pelo rio Abrilongo que é atravessado pela ponte internacional mais pequena do mundo com apenas 3,20 m de comprimento. Na foto seguinte podemos ver à esquerda Espanha e à direita Portugal.


Aqui é Espanha

e aqui é Portugal.

Depois de ter estado nos dois lados regressámos à Ac


e partimos para a estrada na direcção de La Codosera, tendo parado um pouco antes para visitar o Santuário de Nuestra Señora de los Dolores de Chandavila.


Tal como em Fátima, Nossa Senhora apareceu aos pastorinhos. Também aqui, em 1945,  apareceu a uma menina de 10 anos de nome Marcelina, junto a um castanheiro. Depois de estacionar no extenso parque, caminhámos até ao Santuário. A partir da estrada tem um caminho que nos leva até ele.





O interior é composto por uma única nave.


No altar encontra-se a imagem de Nossa Senhora das Dores, vestida de preto.



Ao lado do altar existe uma escada que sobe até à imagem.




Por cima da imagem encontra-se uma bonita cúpula em azul coberta de estrelas.


Ao lado da entrada está uma escada que sobe até ao Coro-Alto.



No exterior existe uma zona para queima de velas.



Voltámos à estrada e seguimos até La Codosera, onde logo à entrada se encontra o Castelo ou o que resta dele. Este Castelo, do séc. XIII, é hoje propriedade privada pelo que não é visitado. Do primitivo apenas restam os muros, dentro dos quais foi construída uma vivenda com uma torre de três andares, simulando o antigo castelo.




Continuámos a viagem até à vila de Albuquerque. Parámos junto ao Castillo de Luna e fomos visitá-lo.

Este Castelo é um dos mais imponentes e bem conservados de Espanha. Foi construído no século XIII e foi declarado Monumento Nacional em 1924. Entrámos no recinto amuralhado pela Puerta de Valencia, que está ladeada por duas torres cilíndricas de 13 metros de altura.


Percorremos uma rua ao longo da muralha



e passámos em frente da Igreja de Santa Maria del Mercado.


Passámos por um pequeno tunel



atravessámos duas portas, uma em arco e outra em ogiva



e ao cimo de uma rampa em escada



entrámos no castelo propriamente dito.





Subimos à Torre de Menagem que é datada do séc. XV.




O seu interior é formado por vários andares com salas mobiladas.






Do cimo obtém-se uma vista panorâmica da vila.






Descemos da torre e regressámos à AC



partindo de seguida para Casar de Cáceres. Fomos direito à área de serviço (coordenadas GPS: N 39º 32' 49'' W 06º 24' 41'') que fica à entrada numa gasolineira da Cepsa, mas como não estava lá mais nenhuma AC e era um pouco isolado, não quisemos lá ficar e voltámos para trás, indo para a área de serviço de Cáceres já nossa conhecida (coordenadas GPS: N 39º 28' 49.50'' W 06º 22' 02'').
Quando lá chegámos estava tudo a abarrotar de ACs, incluindo na zona dos autocarros e fomos para a parte de trás, em terra batida, onde já havia também algumas.

Sem comentários: