segunda-feira, 1 de julho de 2019

Viagem por Castela e Leão (Parte 8)

Dia 1 - Olmedo / Tordesillas - 50 Km

Saímos a pé da área de serviço e fomos dar uma volta por Olmedo. Junto da área de serviço encontra-se um dos portões  do Parque Temático.

Seguimos sempre ao lado do muro

até à Calle San Francisco, por onde virámos e seguimos pela Calle Cruz, de onde já se avistava a Torre da Igreja de Santa Maria del Castillo.

Continuámos e entrámos na Plaza Santa Maria,

onde se localiza a Igreja de Santa Maria del Castillo.

Esta Igreja foi construída no século XII mas foi toda alterada no século XVI. Da construção inicial mantém-se a porta românica.

No século XIII abriu-se uma outra porta de estilo mudéjar mas que foi tapada.

No exterior da igreja sobressai um belo pórtico construído no século XVI.

O interior, de uma só nave, apresenta ao fundo o Altar-Mor.

No Altar-Mor encontra-se o Retábulo-Mor, onde estão representados episódios da Virgem Maria.

Junto do Altar-Mor está um modesto Púlpito.

Numa das capelas laterais está outro belo Retábulo, dedicado a San Nicolás que engloba oito pinturas executadas em 1585.

Ao fundo da nave está o Coro-Alto

onde se encontra um pequeno mas belo Orgão.

Por baixo do coro podemos admirar um impressionante Relicário.

Antes de sair temos a um lado a Sala Baptismal com a respectiva Pia.

Fomos de seguida visitar o Parque Temático del Mudéjar, inaugurado em 1999, que conta com réplicas à escala de grande parte das obras mudéjares que existem na comunidade.

Assim podemos ver o Castillo de Coca,

O Castillo de la Mota em Medina del Campo

A Igreja de la Lugareja em Arévalo

Vários lagos e repuxos

E uma representação de comboios em movimento e linhas férreas

Após a visita fomos para a AC e partimos para Medina del Campo. Chegados lá, dirigimo-nos para o Castillo de la Mota onde estacionámos (coordenadas GPS: N 41º 18' 36'' W 04º 54' 34'').
Logo de seguida fomos visitar o Castelo. A sua construção remonta ao século XII, tendo sofrido obras de ampliação e remodelação até ao século XV. O que sobressai logo é a sua Torre de Menagem que tem quase 40 metros de altura.

A entrada faz-se através de uma ponte que outrora era levadiça, para transpor um enorme fosso construído em volta.

Em toda a volta tem uma muralha exterior.

Entrámos para o Pátio de Armas

no qual se destacava um portal trabalhado.

Entrando nessa porta vimos uma escadaria em pedra, mas que estava vedada com uma corda

e numa sala ao lado podia-se assistir a um video através de meios audio-visuais e numa parede estava um mapa-mundo do ano 1500. Esta sala tinha também um tecto muito bonito.

Havia partes do castelo que só era possível visitar com visita guiada, mas como era mais tarde visitámos apenas a parte livre. Da parte livre fazia também parte a Capela dedicada a Santa Maria.

No Retábulo, podemos ver seis estatuetas douradas de santos espanhóis, entre eles Teresa de Jesus.

Este Castelo teve, além da função militar, a de prisão real e mais tarde acabou por ser abandonado, caindo em ruínas. No século XX foi recuperado pelo poder público, sendo declarado Bem de Interesse Cultural.
Saímos do castelo e fomos a pé visitar a cidade. Passámos pela Igreja de San Miguel do século XVI.

Logo a seguir fomos almoçar numa esplanada junto à ponte que atravessa o rio Zapardiel. Seguimos depois pela Calle Padilla, uma rua pedonal,

até à Plaza Mayor.

Nesta praça encontra-se a um dos cantos, o Palacio Real Testamentario de Isabel La Católica.

Quanto à data da sua construção só se sabe que este Palácio já existia no século XIV. Foi residência dos Reis Católicos (Isabel I e Fernando II) e foi nele que Isabel ditou o seu testamento e veio a falecer em 1504. Hoje acolhe o Centro de Interpretação da Rainha Isabel, com duas salas dedicadas ao testamento. Ao lado situa-se a Casa dos Arcos, do século XVII

e mais ao lado o Ayuntamiento, também construído no século XVII.

Na outra ponta está a Igreja Colegiata de San Antolín, construída no século XVI.

Hoje está declarada Monumento Histórico Artístico. Exteriormente o que mais sobressai é uma varanda, chamada de "del Pópulo",

assim como a alta Torre Campanário em que se encontra um relógio, dois carneiros e as esculturas de uns maragatos (habitantes de Maragateria).

Regressámos a seguir ao castelo, onde tínhamos deixado a AC

e partimos para Tordesilhas, onde fomos ficar no Camping El Astral (coordenadas GPS: N 41º 29' 43,12'' W 05º 00' 18,80'').